Desligando o monitor remotamente com seu iPhone/iPod touch/iPad

Posted on 04/04/2010

3


thumb remote turn off lcd

Uma das grandes versatilidades dos dispositivos da Apple que rodam o iPhone OS (iPhone, iPod touch e iPad), são as diferentes possibilidade que os aplicativos (apps) dão ao aparelho.

Uma categoria de aplicativos interessantes são aqueles que pode controlar remotamente o seu computador através da rede WiFi compartilhada por ambos. Com estes aplicativos, podemos transformar os gadgets da Apple em trackpads (como os dos notebooks) e teclados sem fio. Ou seja, controlar o seu computador deitado na cama nunca foi tão fácil e prático.

O HippoRemote é um app que cumpre essa função. Ele tem 3 versões diferentes: a LITE (Grátis), Basic ($1,99) e Pro ($4,99). Com a LITE você tem apenas  a função de teclado e trackpad multitouch. A versão Basic ganha alguns recursos a mais, oferecendo a opção de criar macros e também conta com um plugin para acessar sua conta no Twitter. Já a versão Pro é a mais completa, com todos os recursos que as outras dispõem e com profiles exclusivos para determinados programas, como navegadores (Opera, Chrome, Firefox), iTunes e o seu sistema operacional, por exemplo.

Profile específico para o iTunes

Agora que você basicamente já conhece o HippoRemote, eu vou mostrar como você pode desligar o seu monitor com a ajuda deste aplicativo.

Esta dica aplica-se somente aos usuários do Windows (Vista/7).

Você precisará da versão Basic ou Pro do HippoRemote, já que a função de macros é necessária para esta ação. Além do aplicativo para o iPhone/iPod touch/iPad, você precisará instalar o servidor do HippoRemote no seu computador. Baixe e veja como configurá-lo aqui.

Outro “ingrediente” é este aplicativo, criado pelo dono do conhecido Redmonpie, então pode confiar. Esse programa é um simples arquivo .exe que desliga o seu monitor LCD (não testei em monitores CRT/tubo), seja do seu notebook ou desktop. Para ligar o monitor, basta apertar alguma tecla ou movimentar o mouse. Simples assim.

Coloque o “Turn off LCD.exe” em alguma pasta, por exemplo, [Meus] Documentos. E lá crie um atalho e renomeie para “LCD”. Depois clique nele com o botão direito e escolha “Fixar no Menu Iniciar”.

Crie um atalho e renomeie como "LCD"

Outro ponto a ser feito é criar um atalho para o servidor HippoVNC e colocá-lo dentro da pasta “Inicializar”, do Menu Iniciar. Com isto, toda vez que você iniciar o Windows, automaticamente estará apto a conectar-se através do HippoRemote.

Agora vamos ao HippoRemote para a última etapa: criar o macro para acionar este atalho. Abra o aplicativo e vá em “Settings”, procure por “Quick Macros” e toque em “Macro #1″. Na nova tela que abrirá, edite o nome do Macro e nas ações, digite o seguinte:

[win]

lcd

[enter]

Ficará assim:

(Explicando: o comando [win] equivale à tecla do Windows do seu teclado. A linha LCD equivale a você digitar no campo “pesquisar programas” do Menu Iniciar. E o comando [enter] corresponde à tecla enter do teclado, que executará o atalho que nós criamos anteriormente.)

Aperte “Save” e volte à tela principal do HippoRemote. Agora para acessar essa macro que você criou, basta sacudir o aparelho, para o menu de “quick macro” surgir:

Pronto, agora você pode desligar o monitor sem sair da cama. Excelente para quando você assiste aquele filme/seriado antes de dormir.

E não se esqueça que na versão Pro existem profiles específicos para controlar o iTunes, Windows Media Player e Media Player Classic, então a sua experiência com vídeos no computador irá se tornar muito mais simples e cômoda.

About these ads