The Creeps! – Review

Posted on 23/08/2009

1


the creeps review tower defense game iphone ipod touch ipad

The Creeps! é um jogo viciante para iPhone/iPod touch, onde você pode perder gastar um bom tempo.

O jogo é do tipo tower defense (TD), não é o único deste tipo na App Store, porém é o que mais se destaca pela jogabilidade, gráficos e satisfação do público (5 stars rating por um bom tempo).

A história é a seguinte: você tem que defender a criança que está na cama (com medo) contra os creeps/monstros que saem do armário dela. Para tal, você usa armas que poderia encontrar no quarto de uma criança (ou quase isso). Pode parecer um pouco bobo, mas não é… Bom, ao menos não atrapalha em nada o jogo.

The Creeps! tem 3 modos diferentes de jogo:

Survival

Tem um número estabelecido de waves, o jogo termina após um determinado número de waves. É o modo padrão. Conta com 12 mapas diferentes. A cada mapa conquistado você libera os mapas do modo Endurance.

Endurance

As waves são ilimitadas, o objetivo é ficar vivo o maior número de waves possíveis para ter uma pontuação maior. É ótimo para matar o tempo, em um mapa eu sobrevivi por 266 waves e a viagem de ônibus de 3h30 passou rapidinho. O modo conta com 12 mapas, os mesmos do modo Survival.

Door Buster

Aqui o seu principal objetivo é destruir a porta de onde os creeps vem. Você começa com um score X e ele vai diminuindo ao longo do tempo, ou seja, quanto mais rápido você for, mais pontos acumulará. Conta com 6 mapas exclusivos.

As armas do jogo são estas, cada uma com funçoes específicas e que estrategicamente devem se complementar:

Essas são as armas especiais, em determinadas fases elas já vem construídas, em outras você pode construí-las. Elas são controladas com o movimento do aparelho, via acelerometro.

Um exemplo, usando a U.F.O.:

Os monstros/creeps originais:

Os chefões:

Os mega chefões:

Essas são as medalhas que você ganha ao completar o mapa sob algumas circunstâncias:

Aqui é o placar com os high scores, também mostra quais medalhas você recebeu:

Então vamos ao jogo em si. Esta é a primeira fase do modo survival, como você pode ver, estou atacando um objeto do terreno. Destrua estes objetos para ganhar dinheiro e também liberar lugares para construir armas. Basta tocar no objeto para atacar, e tocar novamente para parar. No alto da tela, da esquerda para direita: dinheiro, score/wave, X1 ou X2 (toque para mudar a velocidade do jogo), menu e play/pause.

Aqui a terceira wave está no mapa, como você pode notar, monstros do Pocket God. Na última versão lançada, os autores desses dois jogos de sucesso fizeram uma parceria para este easter egg. Para ativá-lo, basta ir ao menu “credits” e esperar até aparecer um ovo. Depois no menu “Help”, é só ativar a aparição deles no jogo.

As armas atacam os creeps automaticamente quando eles entrarm no alcance de tiro delas. Você também pode tocar em determinado creep para especificamente atacá-lo, isto é fundamental na sua estratégia: atacar creeps que são mais rápidos do que o resto da wave.

Aqui você vê o menu que aparece ao tocar em cima de uma arma/torre: opção de evoluir ou vendê-la.

Esse é o chefão final desta fase. Os chefões aparecem nas waves 10, 20, 30 e assim sucessivamente. Porém, em fases de nível de dificuldade maior, podem também aparecer nas waves 15, 25, etc. É bom atentar para isso, para estar preparado quando waves de chefões estiverem por vir.

Depois de vencer (ou perder) a fase, aparece esta tela mostrando o lugar que você ficou na classificação (3rd place), seus pontos, da onde eles são provenientes e também as medalhas que você conquistou.

Enfim, The Creeps! é o jogo que eu mais jogo atualmente, ainda mais com a mega atualização que saiu 1 mês atrás com novas armas, monstros e fases. E o autor diz que tem mais por vir, já que o feedback é muito positivo, como já citei ele teve 5 estrela de rating por um bom tempo (agora está com 4). É um excelente investimento, ainda mais com o preço especial de US0,99. Eu paguei US2,99 na época que baixei. De qualquer forma, tem também a versão lite para você tomar gosto pelo jogo e desejar a versão completa.

The Creeps! pode ser baixado aqui e custa US$0,99.