Apple QuickTake – As câmeras digitais da Apple

Posted on 07/10/2009

0


apple quicktake camera

Começando com um pouco de história…

Um dos primeiros projetos de câmera digital do mundo surgiu por volta de 1975 e contava com o patrocínio de uma das maiores indústrias de fotografia da época: sim, a Kodak. Porém, esse protótipo era apenas para fins experimentais e nunca entrou na linha de produção de larga escala.

A primeira verdadeira câmera digital, que gerava arquivos de imagens computadorizadas (o primeiro protótipo da Kodak gravava as imagens em uma fita cassete/K7), saiu da fábrica da Fuji no Japão. Quer dizer, não saiu, pois ela também não foi comercializada. Uma empresa que hoje é conhecida por oferecer produtos como mouses, teclados e webcam é que foi a primeira a introduzir uma câmera digital no mercado, em 1990: a Dycam Model 1, produzida pela Logitech.

Logitech Dycam Model 1, também conhecida como Fotoman

Com todos os avanços na tecnologia e com a atenção dos consumidores começando a voltar-se para esse novo método de capturar instantâneos, algumas empresas viram na fotografia digital uma ótima brecha de mercado.

Na Apple, o projeto mercadológico de lançar uma câmera digital surgiu em 1992. Mas apenas em 1994 que a Apple revelou ao mundo o seu primeiro movimento no universo da fotografia digital. Nesta época a empresa tentava se reeguer, mas sem muito foco. Durante este período, Steve Jobs estava afastado da empresa, diga-se. Ela tentou lançar desde CD players até um video game. A câmera QuickTake também foi uma destas tentivas de produto inovador.

O primeiro modelo, QuickTake 100 – Foto: el_clinto

As câmeras da linha QuickTake tiveram três modelos, a 100, 150 e 200. Os modelos 100 e 150 foram feitos em parceria com a Kodak, enquanto o último modelo, foi feito em parceria com a Fuji. As duas primeiras versões da câmera não tinham muitos ajustes, visando o fácil manuseio pelo fotógrafo. Já a QuickTake 200 tentou agradar mais o consumidor mais exigente com controles para foco e abertura. As imagens capturadas pela 100 e 150 eram armazenadas na memória interna, enquanto a 200 armazenava as fotos em cartões SmartMedia.


Apple QuickTake 200 e cartão SmartMedia – Foto: Hector Milla

A linha QuickTake foi descontinuada em 1997, depois de um período de três anos não vendendo muito bem. Muitos associam o fato dela ter sido descontinuada por influência de Steve Jobs, que em 1997 voltou a Apple e começou a botar ordem na casa.

Somente muito tempo depois que a Apple voltou a lançar produtos relacionados à imagem digital. Em 2003 ela introduziu ao mundo a webcam iSight. Em 2007 o iPhone com camera de 2 megapixels. Em junho de 2009 o iPhone 3GS, com câmera de 3.2 megapixels e novos controles para capturar fotos e vídeo. E no recente setembro de 2009, lançou o iPod nano com câmera de vídeo integrada.

Atualmente as câmeras QuickTake não são muito fáceis de encontrar, principalmente a 200 que foi o modelo mais consagrado dessa linha. Alguns saudositas ainda usam a QuickTime 200 para brincar de “digilomo”, enquanto outros preferem guardar esta relíquia que marcou a história da Apple.

quicktake200 Imagem capturada com QuickTime 200 – Foto: helloinsane

Para ver algumas fotos feitas com câmeras QuickTake, visite o grupo ou utilize a busca do Flickr.

 

Posted in: Câmeras