E se a Holga fosse uma câmera digital?

Posted on 08/10/2009

1


digital holga

A Holga (junto com a LC-A e a Diana) é um dos ícones da Lomografia. A tal arte fotográfica feita ao acaso, com equipamentos sem muitos recursos – muitas vezes toycamera – e quase que religiosamente utilizando filme. Mas também se tornou (ou sempre foi?) um movimento com um fundo pra lá de capitalista.

As fábricas em Hong Kong trabalham a todo vapor, lançando variações das câmeras, nem que sejam apenas estéticas, apenas para formentar o instinto consumista daqueles seduzidos por suas cores irreais e a linguagem de expressão super-in-cool-hypada.

O melhor exemplo é a Holga modelo 135BC. O 135 indica que a camera não usa mais o filme 120, e sim do formato 35mm, que é mais fácil de adquirir e revelar; e o BC indica que o modelo proporciona o efeito black corner, ou vinheta, comum na irmã mais velha. Mas este efeito é criado usando um filtro atrás da lente, e não mais por questão meramente técnica da Holga original. Ou seja, Hong Kong dá ao mundo o que ele quer.

Holga 135BC

Holga 135BC convertida em uma câmera pinhole: a grande profundidade de campo revela o "jeitinho chinês" – Foto: Siмоn

Eis que surge a Yashica EZ F521, uma câmera digital de 5 megapixels, que de Yashica não tem nada além do nome. Em 2008 a marca Yashica foi vendida para um grupo de Hong Kong, que desde então produz não só câmeras digitais, mas também MP3, DVD players e outros gadgets que se espera de fabricantes chineses. Então nem associe esses novos produtos com as lendárias câmeras produzidas na década de 60 e 70.

091007-yashica-01

A versão digital da Holga

Tirando o grip dessa câmera, o que sobra é quase que uma irmã gêmea da Holga, com direito a um controle parecido de foco manual por zona (macro ou paisagem) e lente com distância focal fixa (f/3.0, 43mm).

Bom, burros é uma coisa que esses chineses não são, pois se ela gerar imagens com todas as caracteristicas que a Holga entrega, com certeza terão muitos seguidores da lomosfera interessados, ainda mais custando por volta de 90 dóalres. Por esse preço até eu dou uma chance a ela.

Se interessou? As especificações técnicas dela você encontra aqui.

Posted in: Câmeras