Ricoh GXR – Um novo conceito de câmera digital

Posted on 13/11/2009

0


ricoh grx

Nesta semana a Ricoh anunciou uma nova câmera, focando competir com o sistema Micro Four Thirds, mas diferente de tudo que há no mercado de câmeras digitais: a Ricoh GXR, que é a menor câmera digital onde é possível trocar de lentes. Porém, ela é um sistema de câmera modular, com lentes intercambiáveis e o grande diferencial é que cada lente conta com o seu próprio sensor.

O mais próximo deste conceito que existia no mundo da fotografia (sem contar com os mutantes da RED) eram as câmeras de médio formato com o digital back. Com este novo design, a Ricoh elimina um grande problema comum no mundo dSLR, que é a exposição do sensor durante a troca de lentes. E também tem mais liberdade para desenvolver as lentes, já que cada unidade tem um sensor específico.

Até agora foram anunciadas apenas duas unidades de lentes. Uma macro, equivalente a 50mm f/2.5 e uma zoom equivalente a 24-72mm f/2.5-4.4. Uma conta com um sensor CMOS de 12 megapixels, do tipo APS-C (usado comumente nas dSLR com fator de crop 1.5x) e a outra com um pequeno sensor de 10 megapixels do tipo CCD de 1/1.7″ (um pouco maior dos que são encontrados em compactas digitais), respectivamente. Contudo, isso acarreta em lentes mais caras. Por exemplo, a unidade 24-72, que conta com um sensor mais simples, custa 450 dólares, enquanto uma lente equivalente da Olympus para o sistema Micro Four Thirds fica abaixo dos 300 dólares.

ricoh gxr body only

Diferente do que fizeram a Olympus e a Panasonic, a Ricoh não comentou sobre futuras lentes que virão complementar o sistema GXR, e isso é muito importante para alguém que pretende investir em um novo sistema.

Enfim, palmas à Ricoh por inovar com este lançamento. Agora é preciso provar que é um sistema que tem futuro e que prima pela qualidade de imagem, pois assim o alto valor poderá ser relevado por aqueles que buscam portabilidade máxima.

Marcado:
Posted in: Câmeras