Fotojornalismo no seu iPhone

Posted on 10/05/2010

0


boston globe big picture app iphone ipod touch ipad

Se você gosta de fotojornalismo e ainda não conhece o blog The Big Picture, fica a dica. E caso você já o conheça, aqui vai mais uma dica: existem aplicativos para visualizar as fotos diretamente no seu iPhone/iPod touch/iPad.

O The Big Picture é um blog com excelentes imagens de fotojornalismo global, seja ele atual ou histórico. Ele é atualizado toda segunda, quarta e sexta-feira. Como ele é um blog muito visitado (uma galeria de imagens sobre o vulcão da Islândia tem mais de 14 milhões de visitas!), um desenvolvedor criou um app que permite navegar pelas galerias diretamente no seu gadget. O próprio The Big Picture lançou hoje um aplicativo oficial, mas eles pedem $1,99. Enquanto há algum tempo já existe um aplicativo não-oficial, o Big Picture, que faz um ótimo trabalho e é grátis.

Apesar de a página carregar sem problemas nos gadgets móveis da Apple via Safari, um aplicativo exclusivo para visualizar o seu conteúdo permite uma experiência de uso muito mais agradável.

Na tela principal do Big Picture são listadas as galerias mais recentes publicadas. As bolinhas azuis indicam que a galeria ainda não foi visualizada. Ao tocar em uma galeria, é apresentado um texto de introdução sobre a mesma. A navegação é intuitiva e compatível com o iPhone OS: deslizando o dedo sobre a tela você avança ou retrocede pelas imagens; ao girar o aparelho, as imagens em modo paisagem passam a ocupar toda a tela e com os gestos multitouch (2 toques ou movimento de pinça) você pode dar zoom in/zoom out na foto.

Para ver as informações sobre a foto, basta tocar sobre i, no canto inferior direito:

O Big Picture cumpre o que promete: visualizar as galerias do The Big Picture de forma simples e rápida. O aplicativo contém alguns bugs, por exemplo, na lista de galerias alguns nomes aparecem deformados e levam para galerias diferentes daquela informada.

Ele também poderia ter mais funções, como a de salvar as imagens no aparelho, armazenar as imagens no cachê do aplicativo (para visualizá-las quando não há conexão com a internet) e também exibir miniaturas da galeria. Acredito que por questões de copyright algumas destas funções não foram incorporadas.

No geral, ele é um aplicativo interessante e vale a pena explorá-lo.

Caso você ainda não conhecia o The Big Picutre, estas são as 10 galerias mais visitadas e são um bom começo para conhecer este incrível blog:

1. More from Eyjafjallajokull – 14,000,000
2. The Short but Eventful Life of Hurricane Ike – 7,000,000
3. The Inauguration of President Barack Obama – 4,500,000
4. Earth Hour 2009 – 2,200,000
5. Iceland’s disruptive volcano – 2,000,000
6. Earthquake in Haiti – 1,300,000
7. Typhoon Morakot – 1,250,000
8. The year 2008 in photographs (part 1 of 3) – 1,200,000
9. 2009 in photos (part 1 of 3) – 1,150,000
10. Iran’s Disputed Election – 1,100,000

O app Big Picture não custa nada e está disponível na App Store americana (link).

O aplicativo oficial The Big Picture from Boston.com (que eu não testei) custa $1,99 e está disponível na App Store americana (link).