Como alterar os ícones das Bibliotecas no Windows 7

Posted on 25/05/2010

4


alterar icone biblioteca windows 7

Sobre o recurso Biblioteca

A Biblioteca do Windows 7 é uma mão na roda na hora de salvar/abrir algum arquivo ou simplesmente para organizá-los melhor no seu computador. Ela reúne uma ou mais pastas para agrupar conteúdos diversos. Por padrão, o Windows 7 vem com quatro bibliotecas: Documentos, Imagens, Vídeos e Músicas. Mas o usuário pode (eu diria deve) criar novas bibliotecas para facilitar a sua vida ao acessar, localizar e organizar arquivos.

Para criar uma nova biblioteca, basta ir ao Windows Explorer, clicar com o botão direto em Bibliotecas, apontar Novo e clicar em Biblioteca.

Agora basta escolher um nome e adicionar pasta(s) à sua nova biblioteca.

Agora você tem uma nova biblioteca! Mas ao criar mais de uma, você irá perceber que toda nova biblioteca possui o mesmo ícone e que não é possível mudá-lo de forma nativa. Parece que a Microsoft acerta o recurso, mas não o explora totalmente.

Como alterar qualquer ícone de Biblioteca

Para alterar o ícone de qualquer Biblioteca e torná-la visualmente mais fácil de localizar, utilizaremos um pequeno e simples software (específico para esta tarefa) chamado Library Icon Changer.

Ao abrir o programa, ele listará à direita todas as Bibliotecas que existem no seu computador. Para alterar o ícone, basta selecionar a biblioteca desejada e em seguida escolher algum ícone na lista à esquerda. Caso você tenha um arquivo de ícone específico, clique em “Select new Icon from file”.

Ao selecionar o novo ícone, a troca é feita imediatamente.

Para restaurar o ícone padrão, basta selecionar a biblioteca desejada e clicar em “Restore default icon”, dentro do programa.

Baixar o Library Icon Changer
(funciona apenas no Windows 7 e não precisa ser instalado).

Posted in: Outros, Software, Windows