Isto é arte?

Posted on 31/05/2010

0


Isto é arte? Canon Leica

Um artista/escultor nova-iorquino, chamado Tom Sachs, colocou à venda em seu site este item curioso:

O nome desta criação é “Like a Leica” (Como uma Leica, em português) e nada mais é do que uma compacta da Canon (SD780 IS, de 170 dólares) com a logomarca da lendária marca fotográfica alemã.

O item tem preço de peça de arte fina. O artista pede meros 2.500 dólares pela sua criação. Ele ainda diz que “gravuras, pinturas e adesivos personalizados garantem que a experiência é melhor do que a verdadeira”.

Agora saindo do mundo artístico e entrando no mercado fotográfico, podemos ver que isto não é nenhum absurdo (e até acredito que a criação deste artista é uma sátira a esta situação). Recentemente a Polaroid fez algo parecido, e há alguns anos a Leica faz a mesma coisa: mascara câmeras da Panasonic com sua logomarca e cobra muito mais por um item que, na sua essência, é igual. Ai entra o campo de distorção da realidade e o marketing da empresa, que realmente consegue convencer os consumidores que aquele produto tem a alma da Leica, sendo que nem é produzido pela mesma. No fundo, o consumidor apenas leva um produto maquiado, com uma garantia maior e algum outro agrado (como um editor de imagens mais elaborado) para tentar justificar a grande diferença no preço cobrado.

A Panasonic Lumix LX3 e a Leica D-Lux 4 são os exemplos mais conhecidos desta prática. Existem alguns testes e indagações internet a fora comparando os produtos equivalentes de cada marca. Por incrível que pareça, os testes chegam à conclusão que apenas o software interno de tratamento de imagem é diferente, o que pode resultar em cores levemente diferentes, por exemplo. Enquanto outros, enfeitiçados pelo erotismo que a marca Leica possui, alegam veemente que se trata de um produto totalmente distinto.

A minha conclusão é que a Leica apenas tem um design mais limpo e clássico. E só.

Atualmente a Panasonic Lumix LX3 é vendida por 397 dólares, enquanto a Leica D-Lux 4 sai por 799 dólares.

Posted in: Câmeras, Outros