Os irmãos Lumière e a fotografia colorida

Posted on 31/05/2010

6


Irmãos Lumière Autochrome fotografia colorida

Talvez você já tenha ouvido falar sobre os irmãos Lumière, que são considerados os pais do cinema. Mas outro invento destes irmãos engenheiros, que é pouco difundido, é o autochrome. O autochrome foi um processo fotográfico colorido desenvolvido em 1903 e patenteado em 1907, como Autochrome Lumière. Tal processo utilizava-se, basicamente, de uma chapa de vidro sobrepostas por camadas de fécula de batata tingidas de laranja, verde e violeta (uma aproximação das 3 cores primárias: vermelho, verde e azul). A chapa com essa estranha mistura de batata era inserida na câmera fotográfica, ficando à frente da chapa com a emulsão em preto e branco. Ao fotografar determinada cena, as informações de cores eram retidas nas partículas de batata e o resto da cena era capturada normalmente em preto e branco. Após o processo de revelação, ao sobrepor ambas as chapas de vidro e iluminando-as por trás, é possível ver uma fotografia colorida.

Vale ressaltar que este não foi o primeiro processo fotográfico colorido da história (que é atribuído ao físico escocês James Clerk Maxwell), mas sua importância histórica dá-se ao fato de ser um processo não tão complexo quanto seus percussores, levando-o a ser amplamente utilizado por vários anos.

Em 1914 a revista National Geographic publicou a sua primeira imagem capturada com o autochrome. Seis anos depois desta primeira publicação, ela designou cinco fotógrafos para fotografarem exclusivamente a Europa e parte da Ásia a cores. Nos 30 anos seguintes, o Autochrome Lumière era o processo fotográfico colorido mais utilizado na Europa. Hoje, passados mais de 100 anos desta invenção, o acervo da National Geographic Society conta com quase 14 mil autocromos e uma exposição foi montada com as 65 fotografias mais relevantes desta coleção.

Abaixo você confere algumas fotos deste acervo. Todas foram capturadas usando este incrível (e curioso) processo e revelam uma época que só era conhecida em preto e branco. As cores dessas imagens parecem ter saído de um sonho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posted in: Fotografia, Outros