Conceito – Canon “Wonder Camera”

Posted on 06/07/2010

0


canon-wonder-camera-00

A Canon demonstrou na Shanghai World Expo uma câmera conceito/protótipo, chamada Wonder Camera. Pelos cálculos da Canon, toda a tecnologia utilizada nesta câmera estará disponível daqui a 20 anos.

Basicamente, a câmera é do tipo “tudo em um”, contando com uma lente com alcance extremamente longo, indo desde grande angular até uma super tele de 5000mm (sim, cinco mil!). A lente também tem um sistema de estabilização de imagem extremamente eficiente. O corpo teria o tamanho de uma DSLR de entrada da atualidade. A Canon diz que apesar dela capturar fotos, ela seria mais uma câmera de vídeo do que uma máquina fotográfica. Toda a imagem capturada seria em vídeo. Se você quiser uma foto, basta isolar um frame deste vídeo. Isso seria possível graças a uma enorme resolução do sensor e também do sistema de autofoco, que deixaria tudo em foco e cada frame com uma qualidade perfeita. Também com esta enorme resolução (a qual não foi estipulada em um valor de megapixels), você poderia fotografar (ou seria filmar?) uma cena e mais tarde, ao visualizá-la no computador, poderá descobrir um pequeno detalhe não notado no momento da captura. E novamente, capturar um frame estático com qualidade total. No vídeo de demonstração, é apresentada uma imagem em plano aberto de uma floresta, após uma enorme aproximação, é possível ver uma pequena borboleta no tronco de uma das árvores.

Algumas imagens da Wonder Camera:

Outra função demonstrada foi a de vários retratos capturados ao mesmo tempo. Apontando a câmera à platéia do show, o sistema de detecção de faces captura e isola os vários rostos. Automaticamente os retratos ganham uma moldura e são expostos no telão do palco. Isto também demonstra que seria uma câmera com habilidade de transferir rapidamente uma grande quantidade de dados via WiFi. Acredito que os arquivos gerados com esta câmera facilmente excedam a barreira dos gigabytes, principalmente por serem capturados em vídeo e terem uma resolução gigantesca.

Ver demonstrações de produtos conceitos não é fácil, sejam eles uma câmera ou um automóvel (na indústria automotiva, carros-conceito são muito comuns). Mesmo explicando as funções do novo produto, muitas vezes elas são resultado do uso de tecnologias que ainda não são amplamente utilizadas ou conhecidas. Por isso causam tanto espanto e comentários do tipo “isso nunca será possível, nunca irá acontecer”. Mas temos que ter a mente aberta, como a dos engenheiros que idealizam estes produtos, e lembramos que muitos dos produtos que utilizamos de forma corriqueira no nosso cotidiano, muitos anos atrás também eram tidos como produtos impossíveis.

Que venha 2030!

via

Posted in: Câmeras