Dê à sua lente um efeito “dreamy & vintage”

Posted on 21/12/2010

0


cabecalho

You can also read this post in english.

Enquanto você pode comprar esta lente de 60 dólares que te entrega imagens com um efeito desfocado (dreamy), você também pode conseguir o mesmo efeito usando alguma lente que você já tenha e sem gastar quase nada.

Você vai precisar de fita adesiva, tesoura e uma lente. Primeiro lave suas mãos e limpe o elemento frontal e traseiro da lente, para evitar poeira e que suas mãos sujem a lente.

Depois basta cortar um pedaço quadrado de fita. O tamanho vai depender da lente que você ira modificar. No meu caso, para a lente AF-S 18-55 da Nikon, a medida é aproximadamente 23×23 milímetros.

Depois de cortar a fita, cole-a apenas na borda do elemento traseiro, cuidando para não colar também no parte de vidro. Você pode cortar as pontas sobressalentes da fita, para que elas não toquem na parte de dentro da lente quando você utilizar o zoom. Mas é bom deixar uma pontinha de fita, assim fica mais fácil de tirar a fita quando for necessário.

Assim que você colocar a lente no corpo da câmera, a imagem no visor/viewfinder já estará com o “efeito”.

Segundo os meus testes, essa modificação não afeta de forma alguma o sistema de autofoco da lente ou o sistema de medição da sua câmera e também não irá danificá-la. Eu não sei se esse truque funcionará em outras lentes do mesmo jeito que eu mostrei aqui*, mas você já entendeu o princípio e como é tão simples e fácil, não custa tentar. Contudo, faça por sua conta e risco. ;)

*Aqui é a mesma técnica aplicada na lente Nikon AF-S 55-200mm. Como você pode ver, a estrutura traseira da lente é bem diferente, mas mesmo assim é possível utilizar esta técnica.

Confira abaixo algumas fotos utilizando a lente 18-55mm:

Dica final

Você pode testar outros tipos de fita adesiva e obter diferentes tipos de desfoque. Abaixo fiz uma comparação utilizando apenas fitas diferentes. À esquerda duas fotos usando uma fita mais clara/transparente. À direita, uma fita mais opaca.

Posted in: DIY, Fotografia